O luto é um processo individual pelo qual todos passam no qual se vivência os sentimentos de ausência e vazio referentes a perda. Esta perda pode estar relacionada ao falecimento de um ente querido ou ao encerramento de um ciclo.
A ansiedade é uma emoção. Uma resposta natural e biológica aos estímulos que recebemos no nosso dia a dia. O que tem se tornado comum na nossa sociedade atual são os níveis cotidianamente elevados de estresse/ansiedade levando o sujeito ao adoecimento. Existem dois grandes grupos das síndromes ansiosas. No primeiro, a ansiedade se torna uma constância na vida do sujeito por vários meses ou mais. O segundo grupo é caracterizado por crises de ansiedades abruptas de maior ou menor intensidade.
Em nossa cultura a figura da mulher é frequentemente associada ao papel de mãe. E a ela é associado quase que exclusivamente o papel do cuidar, a maternagem. Mas nem toda mulher deseja exercer esse papel. Assim como nem toda mulher consegue gerar uma vida. E mesmo aquelas que desejam e conseguem, sentem a ambivalencia no desejo de cuidar. E preciso que as mulheres tenham um espaço para falarem sobre isso e serem acolhidas.
Os traumas psicológicos podem ser desencadeados por situações que sejam extremamente desagradáveis ao sujeito. Podendo levar até mesmo ao bloqueio inconsciente do fato ocorrido (recalque). Mas mesmo que a lembrança seja bloqueada o fato traumático se presentifica na vida do sujeito, na sua forma de estar no mundo.